quarta-feira, 4 de agosto de 2010

VISÕES DE UM RICO LUGAR

Alguns dias que não posto algo novo neste blog. Esperava inspiração, idéias, luz, etc. Neste intervalo, mais precisamente nos últimos 15 dias do mês sete, fiz uma das maiores viagens da minha vida. Tive a oportunidade de participar de um Encontro de estudantes de Comunicação Social - ENECOM - em João Pessoa (PB). Cidade que muito amei e que muito me alegrou.
O intuito deste blog não é ser meu diário, tampouco servir como um pseudo "desabafo sobre comportamento humano", mas quero explicitar o que invadiu minha mente durante esta última quinzena.
Todo este tempo em João Pessoa, me remeteu a uma auto análise e me fez perceber o que talvez me pareceria óbvio num primeiro momento, mas valeu à pena enfatizar.
Eu, desde os primórdios de minha consciência como um "homem-social", sempre me limitei ao Sudeste, ou ao que os estados que compõem esta Região representam ao Brasil. Ficava muito preocupado em entender e buscar minha cultura local ou regional, mas não atentava para o Brasil em sua totalidade e suas expressões artísticas e culturais. Talvez por incopetência da minha parte, assumo!
Minha temporada no Nordeste, abriu em minha mente a possibilidade de enxergar um outro país. Me fez ver um Brasil simples, colorido, feliz, longe de ser uma selva de pedra, longe de ser um espaço competitivo, onde pessoas vivem em prol do sucesso profissional, dinheiro, etc.
Me fez perceber um Brasil, onde muitos não precisam se prender à própria liberdade, não precisam se enjaular em condomínios, não precisam ser estúpidos com as pessoas ou com a natureza para se sentirem importantes.
A forma como é valorizada a cultura popular se pautando na preservação da memória social e, ao mesmo tempo, às raízes da sociedade nordestina e ao encanto do folclore, representou a mim um modo de viver que, em sua maioria, não se curva à ideologia e o estilo de vida norte-americano.
De forma bem sucinta, deixo uma síntese da pequena porém enriquecedora visão, de um "carioca da gema", do Nordeste Brasileiro.
Daí, após as mini reflexões, vi que o quanto achava que enxergava, era muito pouco e o quanto preciso expandir meus horizontes. Vejo que há tantos Brasis e tantos mundos que cada vez mais quero apalpar, cheirar e provar.

2 comentários:

  1. Tá com fome????
    rsrs

    ô, meu amigo, gosto de te ver escrevendo, pois é algo que vc faz muito bem. Tem personalidade intelectual. Sempre teve. E olha que nem fez piada na sua bem argumentada argumentação. rsrs

    Sabe o que tenho vontade? A gente podia tentar fazer algo juntos! Um conto, uma crônica, poesia, roteiro, música....(tá a gente tem uma "Vira mundo, Vira circo..."rsrs). Qualquer coisa.
    Que tal?
    Fica a proposta dessa sua amiga que vc abandonou há algum tempo, né? :)
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Tá bom =D
    Gostei muito foi do novo visual so blog. Pensando em dar uma nova estilizada no meu tb.
    Boa sorte por ai.
    Rodrigo.

    ResponderExcluir