sábado, 21 de agosto de 2010

Isto é Brasil!

A corrida Eleitoral está intensa. Esta semana, iniciou-se o horário político obrigatório. Sempre ignorei as propagandas eleitorais devido a diversos fatores, que vêm desde à descrença das promessas utópicas, até ao puro desinteresse mesmo.
Mas este ano, algo me chamou atenção: O grande número de pessoas, digamos que, interessantes, se candidatando à Política. Nomes como: Tiririca, Vampeta, Mulher Melão, Mulher Pêra, Lacraia, Batoré, dentre outros.
A sensação que me dá, é que o espaço (curto) onde os candidatos deveriam mostrar suas propostas, mesmo que românticas e insanas, virou um "palco" de mostra humorística. Uma vez que não dá para não ficar sem rir (pra não chorar) quando nos deparamos com uma seguinte campanha:

"Eu sou o Tiririca da televisão. Sou candidato a Deputado Federal. O que é que faz um Deputado Federal? Na realidade eu não sei. Mas vote em mim, que eu te conto. Vote Tiririca, pior do que tá não fica!"

Na verdade, é lamentável! É triste saber que moramos num país, onde impera literalmente uma "zona"eleitoral e um desrespeito, sobretudo, com a população. Lembro-me que o ápice de uma carreira profissional, era ter um emprego público. Através de concursos, buscava-se a estabilidade. Hoje a "ambição-mor" é a carreira política. Afinal, se aposenta cedo, ganha-se muito bem e há uma série de privilégios... Quem não quer? Basta ter uma certa popularidade e um certo carisma que se elege fácil, fácil!
É uma questão de intelijência (com "j" mesmo!)

Há pessoas muito capacitadas, com muitos anos de escolaridade e qualificações na Política. Mas isso não significa que os anos de estudos trarão algum impacto positivo à sociedade e/ou acabará com a corupção.
Há um Professor na UFRJ que lecionou aula de Ética na Administração e no ano de 2006 foi acusado de enolvimento na "Máfia dos Sanguessugas". Esta máfia desviava dinheiro enviado pelo Ministério da Saúde (o mesmo dinheiro que compra remédios, e leitos para a população nacional que é atendida pelo SUS) para a aquisição de Ambulâncias fantasmas.
A lista de corruptos assusta! Há muitos Deputados envolvidos. Inclusive o Professor, Doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que lecionou aula de Ética na Administração!!!

Então, se uma pessoa que ensina Ética a nível universitário em uma Universidade de excelência, agiu com desrespeito para com o povo e nada trouxe de solução positiva à sociedade. O que esperar de um candidato que diz que não sabe o que faz um Deputado Federal?

Isto é Brasil!

2 comentários:

  1. Rapaz,

    Concordo que o horário político atual nada mais é que um freak show tragicômico. Entretanto, são requisitos próprios da democracia (governo do povo) os direitos políticos não só ao voto, mas também a ser votado. A História já mostrou a temeridade que é amputar-se algum deles.
    A verdade é que candidatos bizarros existem em todo lugar no mundo (O Schwarzenegger não é o termina... ops! governador da Califórnia?). As diferenças talvez sejam que aqui provavelmente eles existam em maior quantidade e, principalmente, conseguem se eleger com mais facilidade.
    Um abraço,
    Gabriel.

    ResponderExcluir
  2. Talvez eu esteja cometendo uma injustiça com o Schwarzenegger, não conheço profundamente sua vida política, mas lembro que, junto com ele, concorreu uma famosa atriz pornô :P

    ResponderExcluir