terça-feira, 7 de junho de 2011

Muito prazer!

Sou o homem contemporâneo!

Eu ando, eu vejo e sinto que cada vez mais não percebo. Meus olhos, antes eram chamados de janelas da alma. Hoje, não há mais janelas; Há apenas buracos que sugam imagens e as jogam pra fora na mesma velocidade. Meu observar se perdeu, meu vivenciar se confundiu e passo por uma fumaça consequente de uma explosão qualquer que, ao meu ver, bagunçou tudo em minha volta!
A natureza traduzindo sua própria beleza, a criança mostrando seu sorriso sincero, as cores das plantas verdes e únicas, as pipocas doces, rosas e cheirosas fazem parte de um grande entrosamento que traduz e encrementa o cotidiano, mas não percebo. Sinto que vejo vulto, sinto que consigo apalpar o vento e tocar o barulho, mas não enxergo, e quando enxergo, não absorvo.
Não absorvo mais nada a minha volta. Não absorvo a cidade. Apenas passo por ela. Não absorvo mais as pessoas, nada mais me toca. Me fecho a todo mundo e eu defendo isso como o certo. Apenas passo pela minha rua e posiciono o meu bairro como uma rodoviária, onde a partir dele, posso chegar a outras e outras... Assim, eu vivo.

Sou um homem contemporâneo, focado na minha existência e não em como as múltiplas existências podem interagir com a minha.

2 comentários:

  1. Um ótimo texto que traduz a condição a que se reduziu o homem. Me lembra a música "Admirável Chip Novo". O homem se abstém da vida que está fora de si mesmo. Mas nem sempre concordo com a sua conclusão, "sou um homem contemporâneo, focado na minha existência e não em como as múltiplas existências podem interagir com a minha", pois o homem passou pelo antropocentrismo, mas ignorou o existencialismo, e continua focando a sua existência em coisas que são totalmente alheias à sua própria vida.
    Filosofar é sempre bom. Revigora nossos pensamentos e nos mantém nos eixos.

    ResponderExcluir
  2. Ter essa análise do mundo demonstra maturidade de conseguir enxergar os dois lados. E como estou com saudades do meu amigo, acho lindo que tudo que ele escreve :P

    ResponderExcluir