quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A SAÚDE DO RIO

Cantado em várias canções, famoso pela beleza, de fato o Rio de Janeiro continua lindo.
O Rio ama estar na mídia, ser capa de revistas. O calçadão de Copacabana tem que estar em evidência e o Cristo, sempre de braços abertos. O morro da Urca com seus shows, a Lapa, berço da Boemia, o Maracanã sediando verdadeiros eventos esportivos e grandes shows! A Rocinha? A Rocinha virou ponto turístico. Castelo das Pedras recebe turistas do mundo inteiro. Tudo isso realça a imagem que os governantes do Rio amam preservar: "O paraíso de gente feliz!" Tudo para "inglês ver" e aplaudir.

Mas há um Rio de Janeiro onde não querem expôr nas revistas mundiais, o Rio da Saúde Pública. Nada tão maravilhoso. Uma lastimável vergonha.
A saúde pública no Rio é uma verdadeira junção de todo o descaso com o ser humano, e de toda a demagogia das campanhas políticas...
Há falta de gestão, faltam profissionais de saúde, falta segurança, faltam medicamentos. Há poucos médicos para muita demanda, processos administrativos arcaicos, pessoal com um jaleco branco já se auto-etitulando "doutor".
Os cidadãos mais humildes que precisam deste sistema, se vêem tratados como animais, literalmente jogados na grande sala de espera, enfrentando longas filas, sendo "empurrados" de um hospital a outro, muitas vezes são atendidos nos corredores, porque não há leitos. São vítimas de laudos errados, erros cirúrgicos, infecção hospitalar, abandonos e descasos.

Paralelamente a isso tudo se vê um preparativo para uma grande festa! "As Olimpíadas virão" e nessa brincadeira, o Governo prevê um orçamento de 29,5 bilhões de reais, que serão investidos em estrutura urbana e esportiva para que o Rio possa receber de braços abertos, os turistas que virão dos 4 cantos do mundo, prestigiar a festa.
Sou contra às Olimpíadas no Rio. Acredito que se deva primeiro cuidar da grave doença que há no sistema público de saúde na Cidade, investindo em novos hospitais, novas estruturas, repensar o uso da verba pública, combater a impunidade, as fraudes, revisar a gestão hospitalar e investir em pesquisa, para depois sim, pensar em fazer eventos esportivos e shows.
Num contexto onde se habita descaso com a saúde, uma doença crônica na educação, (que eu nem quero entrar nesse mérito) é muito mais bonito fazer olimpíadas, porque é isso que sai nas capas das revistas, afinal, o Rio precisa manter a fama de "Cidade Maravilhosa".

Um comentário:

  1. Uma denúncia válida e coerente. Queria mais era ver os políticos obrigados a ser tratados igual ao pelo qual governam. Penso que só assim poderia haver mudanças significativas: com os políticos se nivelando por baixo.

    ResponderExcluir